Mundo Farmacêutico – Pé de Risco

A parceria com a Newtextils surge, em 2011, na base da consultadoria técnica, especificamente no âmbito dos têxteis biofuncionais a serem utilizados em variadas doenças dos pés, p.ex.: “Pé de Atleta” e “Pé Diabético”.
A Newtextils nasceu a partir de um grupo de investi-gação da Universidade do Minho, uma spin of que lançou as primeiras meias anatómicas, funcionais, antibacterianas e calmantes para pés diabéticos em Portugal.

O produto chama-se Skintoskin Diabefic e foi concebido para mini-mizar os problemas decorrentes do pé diabético, como o crescimento de bactérias e fungos. A empresa pretende continuar o desenvolvimento de novos produtos que representem soluções no domínio da saúde e bem-estar dos doentes.
Estas meias foram concebidas para pés diabéticos, que desenvolvem o chamado pé de risco.
O pé de risco é um pé onde há uma alteração neuropáti-ca, que tem corno consequência o diabético ir perdendo a sensibilidade, p. ex.: não nota se a água está quente ou fria, se tem unia pedra no sapato, etc. A propósito disso, lembramo-nos de um doente que apareceu à consulta e não trazia um dos sapatos, por não se ter apercebido de o ter perdido! Esta meia tem na sua composição algas, prata e algodão. É uma meia conce­bida sem costuras, que se adapta muito bem quando o pé fica edematoso (“incha”), o que é normal acontecer ao longo do dia, para além de serem muito confortáveis.