fbpx
Podologia

O que é Podologia

PODO = PÉ        LOGIA = CIÊNCIAOs pés são uma estrutura anatómica muito complexa constituída por: 26 ossos, 33 articulações, 107 ligamentos, 19 músculos e 10 unhas.

A Podologia é uma ciência do foro médico cujas funções são a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das enfermidades (doenças) e deformidades dos pés.
Estes são os membros que sustentam o corpo e por isso são permanentemente solicitados, mas nem sempre recebem a atenção devida. É por isso que, mais tarde ou mais cedo, a maioria dos adultos se queixa de dores nos pés, nas pernas e nas costas. Cuide deles agora para que um dia não tenha de marcar o passo.
Os pés são vitais para a marcha, para uma boa distribuição do peso corporal e para uma postura correta. São flexíveis e adaptam-se a todos os movimentos e terrenos. Graças a eles damos entre cinco e dez mil passos por dia, uma longa marcha que equivale a várias voltas em redor da terra, ao longo da nossa vida.
A podologia  oferece dedicação exclusiva aos pés, aplica e orienta os seus tratamentos profiláticos e curativos em áreas de atuação e intervenção, como:

Áreas de atuação:

Quiropodologia – realiza tratamento das doenças da pele e unhas;
2 Biomecânica – Sem dúvida a área mais importante. É o estudo da funcionalidade do membro inferior/pé e das forças mecânicas que atuam sobre ele. É através de uma avaliação objetiva da biomecânica que se detetam as principais alterações do apoio do pé, como, por exemplo, o pé plano, cavo, valgo, varo…entre outros, que alteram a normal funcionalidade do pé.
Ortopodologia – pratica tratamentos ortopédicos de correção, compensação ou paliativos, mediante a realização de palmilhas e calçado ortopédico ou ortóteses por medida. As mais variadas patologias devem ser tratadas por meio da ortopodologia, antes de se recorrer à cirurgia.
4 Eletroterapia – Raios lasers, ultra-sons e hipertermia.
Cirurgia podológica – tratamento mais objetivo e definitivo das diferentes deformidades/alterações dos pés (ex.: unhas encravadas, verrugas, etc.).

Áreas de intervenção:

1 Podopediatria – O tratamento do pé da criança é de extrema importância para conseguir um crescimento correto e evitar problemas no futuro.
Podogeriatria – o normal envelhecimento, as doenças associadas e as alterações não corrigidas levam os pés dos idosos a estarem mais expostos a lesões e infeções do pé. É por isso crucial dar-lhes uma atenção especial para manter a sua mobilidade e evitar a dor. Os pés são a sua independência, viva como um rei: cuide-os.

  1. Podologia Desportiva  – a avaliação específica dos pés do desportista é importante, a maioria dos desportos são altamente exigentes para os pés. É fundamental atuar no sentido de melhorar as capacidades e o desempenho dos pés na prática desportiva como também no tratamento das lesões associadas.
  2. Podologia Laboral – os problemas dos pés representam  milhões de horas de trabalho a baixo rendimento laboral.  Pensamos que uma elevada percentagem de pessoas sofre de dores da coluna ( cervical, dorsal e lombar) e também das ancas, joelhos, pernas, ou tem sempre cansaço, sem pensar que a sua origem pode estar nos pés mesmo que não doam.

Quanto ao futuro da Podologia, podemos defini-lo em 3 palavras: Investigação, Formação Inovação.
investigação e a formação contínua e tecnológica em busca de novos métodos, para  melhorar a prática clínica diária. A utilização de técnicas de tratamento inovadoras, usando processos mais automáticos e precisos, que garantam a mais elevada qualidade para todos.